Quando em funcionamento, máquinas e equipamentos produzem vibrações, que com o passar do tempo, produzem desgaste ou deterioração de alguns componentes. O desgaste e deterioração são caracterizados por uma modificação de como a energia vibratória é distribuída nos componentes das máquinas.
A análise de vibração baseia-se no princípio de que as estruturas das máquinas e equipamentos, quando excitados por forças dinâmicas externas ou internas, forneçam sinais vibratórios, cuja frequência será igual à frequência de excitação sofrida pelos componentes.
Através da correta instalação dos sensores em pontos estratégicos da máquina, será possível coletar e armazenar tais sinais de excitação. Em seguida, é feito a análise desses sinais, permitindo identificar a origem dos esforços que causam danos aos componentes da máquina quando em operação.
Mas quais são os resultados dessas análises dos sinais vibração ?
Podemos identificar uma variedade de falhas em conjuntos mecânicos, dentre eles listamos os principais:
– Desbalanceamento de massa;
– Desalinhamento de eixos;
– Falhas de rolamentos;
– Falhas em engrenagens;
– Falhas de lubrificação;
– Falta de rigidez na base;
– Eixo empenado;
– Ressonância;
– Cavitação;
– Folgas em elementos mecânicos;
Com a identificação das falhas é possível traçar um plano de manutenção corretiva programada, evitando assim paradas inesperadas da produção.
Estudos realizados comprovam que a aplicação da manutenção preditiva pode render a indústria uma economia de até 30% do valor investido no maquinário, mas só foi possível chegar a esses valores através do envolvimento de todos, através de manutenções programadas e executadas no período determinado pelos laudos de inspeções.
© 2021, VIBRAC – Engenharia de Manutenção LTDA, todos os direitos reservados.
www.vibrac.com.br
vibracms@vibrac.com.br
Campo Grande – Mato Grosso do Sul